g2h

level

terça-feira, 7 de julho de 2020

Dicas para iniciantes bike

1. ESCOLHA UMA BIKE PARA INICIANTES

Não é necessário investir, de cara, em uma bike de última geração. Ainda assim, tenha em mente que a escolha acertada vai depender muito do tipo de ciclismo que você pretende praticar.

Se o seu objetivo é apenas passear pelos parques e ciclovias de sua cidade, pode adquirir um modelo mais simples, que é encontrado em magazines ou em lojas especializadas.

Por outro lado, caso deseje fazer trilhas ou participar de competições, será necessário dedicar atenção a características como tipo de freio, suspensão etc.

2. USE ROUPAS E EQUIPAMENTOS ADEQUADOS

Busque um modelo com boa ventilação, fácil travamento e de material com qualidade garantida. Depois, pense em óculos que filtrem o excesso de luminosidade e protejam seus olhos contra o vento, poeira e insetos.

As luvas também são itens que devem ser considerados, em função do conforto e firmeza que proporcionam à condução, além de claro, proteger suas mãos em quedas.

Outro item recomendado são as roupas próprias para a prática do ciclismo, que trazem grandes vantagens. Uma bermuda de ciclista tem o formato, tecido e acolchoamento certos para garantir conforto e evitar assaduras. O que é essencial para percursos de altas quilometragens ou pequenas distâncias.

Da mesma forma, a camiseta de ciclista tem a praticidade de bolsos estratégicos e é feita em tecido que privilegia a ventilação e melhor sensação térmica. Além de ter cores que ajudam na sua sinalização e identificação na rua ou trilha.


3. APRENDA A FAZER MANUTENÇÃO DE EMERGÊNCIA

Como o assunto aqui é bike para iniciantes, você não precisa ser um especialista em mecânica para começar a pedalar. No entanto, é recomendável que consiga realizar algumas tarefas básicas de manutenção.

Reparar e trocar um pneu, substituir a câmara de ar, consertar a corrente e efetuar ajustes em câmbio e no sistema de frenagem são algumas coisa que você deve saber.

Isso não significa, é claro, que você não possa pedalar por aí caso não tenha essas habilidades. Logo, você vai se sentir mais confiante e seguro se souber executar essas pequenas ações.

Peça conselhos a amigos, assista a vídeos na web ou procure um curso para aprender a se virar o suficiente numa situação de reparo. A cultura do ‘faça você mesmo’ é vigente no ciclismo!

4. CUIDE DA SUA SEGURANÇA

Atenção para outro aspecto importante no uso de bike para iniciantes: usar equipamentos e acessórios que garantam segurança reforçada durante o pedal.

Entram nessa categoria, as luzes sinalizadoras — na frente e atrás da bike —, os adesivos e acessórios refletores e a campainha para alertar sobre sua presença.

Na parte de tecnologia, o uso de GPS e medidores de tempo, velocidade, distância e até frequência cardíaca fornecem informações importantes que mostram o seu desempenho e outros dados.

O mais comum é o uso de ciclocomputadores que reúnem todas essas características em um único equipamento. E, há modelos do básico ao avançado!

Uma dica essencial de segurança é realizar o registro de sua bike, de forma que ela possa ser facilmente localizada em caso de furto. Ou mesmo que sejam enviadas informações vitais do próprio ciclista ao sistema de registro.

5. DÊ ATENÇÃO À ALIMENTAÇÃO E HIDRATAÇÃO

Como em qualquer outro esporte, o cuidado com a alimentação é muito importante na prática de bike para iniciantes e veteranos. De forma geral, quem pedala deve privilegiar uma alimentação rica em carboidratos, em função do alto consumo calórico exigido pela atividade.

No entanto, evite ingerir alimentos muito pesados e de difícil digestão antes da prática, com frituras, doces e carnes. O ideal, nesse momento, é o consumo de comidas leves e com baixo teor glicêmico, como biscoito integral, frutas e sucos.

Durante a pedalada, opte pelos suplementos específicos como gel de carboidratos, por exemplo. Ao final, invista em combinações entre proteína e carboidrato, como pão e carne — de preferência na ordem integral e frango —, além de castanhas, nozes e similares.

A hidratação é tão ou mais importante quanto a alimentação. A principal dica nesse sentido é não esperar para beber água apenas quando sentir sede. Quando isso acontece, seu organismo já está dando sinais de desidratação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares